Como usar papel de parede na decoração do quarto?
Para quem está pensando em repaginar a decoração do quarto de forma prática, elegante e criativa, a aplicação do papel de parede é uma ótima opção. Esse item tem o poder de mudar completamente o ambiente e deixá-lo ainda mais de acordo com seu estilo.
Entretanto é preciso ficar atento a detalhes para não errar no momento de usá-lo para decorar um espaço tão especial para você. E para te ajudar selecionamos algumas dicas. Confira:
Escolha de cores e estampas
Escolha uma cor que te agrade, transmita harmonia e, claro, que combine com o restante do ambiente.
Para um quarto de casal, por exemplo, uma cor de tom terroso cai bem. Já para o quarto de crianças é interessante usar tons claros, porque dão a sensação de tranquilidade, além de suavizar o ambiente.
Estampas com listras verticais e horizontais têm a função de aumentar cômodos pequenos, o que é ideal para os quartos. Outra opção é a estampa floral e de formatos geométricos.
No momento de escolher o papel de parede, lembre-se de que seu quarto já tem alguns móveis e objetos decorativos e que esses itens deverão entrar em harmonia para não comprometer o visual do ambiente.
Os tipos de papel de parede
Há três diferentes tipos de papel de parede:
- Vinílico: é um papel de parede feito de PVC, muito indicado para ambientes mais úmidos. Esse modelo tem maior durabilidade e é fácil de limpar;
- Tradicional: é feito com celulose e bastante parecido com um papel mesmo. É preciso tomar cuidado com ele e não aplicar em lugares úmidos;
- TNT: não é um tecido, mas é bem próximo disso. Sua higienização pode ser feita com detergente.
Para uma casa com crianças, é recomendável usar um modelo com mais facilidade na hora de limpar.
Inúmeras possibilidades de usar o papel de parede
Você pode aplicar o papel de parede de diferentes maneiras e isso fará com que a decoração do quarto fique com um visual único e personalizado. Veja algumas alternativas:
- Colocar em todas as paredes, com um ou dois tipos de cor e estampas que combinem entre si;
- Usar o papel de parede no teto;
- Aplicar apenas até a metade da parede. Essa opção dá charme ao ambiente e te permite trabalhar com combinações de quadros ou outros objetos de decoração sem deixá-lo sobrecarregado;
- Aplicar em apenas uma parede. Essa é uma das formas mais comuns de se usar o papel de parede, mas é preciso ficar atento às outras cores do quarto para que o item combine com o restante da decoração;
- Colocar uma única faixa na parede próxima à cama ou à escrivaninha pode dar um estilo moderno e sofisticado ao cômodo.
Preparação da parede
Ter a parede bem preparada para fazer a instalação evita o surgimento de bolhas no tecido e o desperdício do material. Para isso, a parede precisa estar totalmente lisa e seca.
Antes da aplicação do papel de parede, passe uma mão de massa corrida ou lixe toda a superfície. Isso será o suficiente e garante uma aplicação perfeita.
Limpeza fácil e rápida
Alguns tecidos são resistentes e podem ser higienizados apenas com um pano úmido. Mas para limpar os tecidos mais delicados é preciso evitar ao máximo a umidade, por isso em materiais simples é melhor usar um pano seco ou o aspirador de pó em papéis de parede com relevos e texturas.
E então, que tal aplicar papel de parede em seu quarto e renovar o visual? Invista neste charmoso item para deixar seu espaço ainda mais de acordo com a sua personalidade e gostos pessoais.
Conte para nós qual é o seu modelo preferido e deixe sua opinião nos comentários!