Tendências Pós Covid-19
A pandemia do coronavírus com certeza tirou muita gente da zona de conforto, muitas pessoas perderam empregos e muita coisa irá mudar daqui pra frente. Veja abaixo 8 tendências que o covid-19 criou ou acelerou:
- Home Office: depois de quase 3 meses trabalhando de casa, as empresas e funcionários notaram o quão benéfico é o trabalho remoto. Existe economia de tempo e dinheiro para ambos os lados.
- Compras online: todo mundo foi forçado a comprar online no meio desta pandemia. Os aplicativos de comida e mercado foram os que mais se destacaram, temos ifood, rappi, james, entre outros. O e-commerce já vinha evoluindo e crescendo acima da média da economia todos os anos, neste ano especialistas dizem que o crescimento foi equivalente a 5 anos.
- Novos empregos digitais: já começaram aparecer muitas vagas de empregos digitais e inclusive de home office. Como gestor de redes sociais, analista de marketing digital, gerente de e-commerce, entre outras. A tendência é que apareçam ainda mais vagas conforme a volta da economia.
- Mais tecnologia: já vemos a tecnologia evoluindo muito, um exemplo disto é a construtora Trisul que recentemente trocou todos seus contratos e documentos físicos por assinaturas digitais. As idas ao cartório acabaram.
- Empregos na área de TI: cada vez mais serão necessários especialistas nas mais diversas áreas da tecnologia da informação. Isto é necessário para suprir a manutenção e a evolução de novas tecnologias.
- Isolamento social: o mundo não voltará a ser como antes, todo mundo irá tomar muito mais cuidado com a sua saúde, evitar aglomerações e reforçar a higiene pessoal.
- Fim das viagens corporativas: o coronavírus forçou todos a utilizarem ferramentas de conferências online, como Zoom, Meet, Teams, entre outras. E foi descoberto que elas funcionam bem. Desta forma as viagens para reuniões presenciais serão muito menos frequentes.
Listei algumas tendências que vieram para ficar e só vão aumentar. O que você achou? Comente abaixo se tem mais alguma tendência para acrescentar.
Isso mesmo!