Tipos de cafeteiras: você conhece os principais modelos?
Se você adora um bom cafezinho e procura por uma nova cafeteira, já deve ter percebido que existe uma grande variedade de modelos no mercado, o que dificulta a escolha do melhor equipamento para preparar seu café.
Por isso, reunimos alguns dos principais tipos de cafeteiras para ajudá-lo nessa escolha. Confira e inspire-se para preparar aquele cafezinho de dar água na boca!
Cafeteira italiana
Para começar, nada melhor do que citar a cafeteira italiana. Com um design estabelecido no mercado, ela foi feita para quem gosta de preparar o café de forma tradicional para obter um aroma sublime e um sabor mais intenso e saboroso.
Ela é dividida em compartimentos: o inferior para a água e o superior para o café. Dessa forma, ao ferver, o vapor liberado pela água a pressiona em direção ao pó alojado na base acima, produzindo uma bebida impecável.
Cafeteira elétrica
A cafeteira elétrica é um dos tipos de cafeteiras que ganhou muitos adeptos. Ela é prática porque não exige aquecimento da água no fogão, já que realiza esse processo enquanto você acrescenta o pó do café no filtro para que depois a bebida passe pelo coador e esteja pronta para ser servida aos familiares e amigos.
O resultado final é um toque agradável de acidez com um gosto moderado a forte, porém sem a densidade de outros métodos.
Cafeteira de prensa francesa
Outro modelo entre os principais tipos de cafeteiras é a prensa francesa, responsável por uma bebida encorpada e de gosto moderado.
O método de preparo é diferenciado, já que não é elétrico e não usa filtro; essa cafeteira utiliza a infusão da mistura entre o pó de café e a água aquecida, seguida de uma prensagem para remover os grãos que não foram dissolvidos. Esse preparo preserva os ativos do grão, extraindo o sabor completo do café.
Cafeteira de coador
Resgatando essa forma tradicional de fazer café em casa, existe hoje a cafeteira de coador.
Seu funcionamento é bastante simples. Essa cafeteira tem um filtro no qual você acrescenta o pó de café. Em seguida, basta esperar que a máquina aqueça a água e passe pelo filtro, misturando-se ao pó. O resultado é um café mais suave, menos ácido e com um aroma muito agradável.
Cafeteira de expresso
Entre os principais tipos de cafeteiras há o modelo que faz o expresso, uma versão italiana que produz um café mais concentrado, com sabor forte e característico.
O gosto forte surge do processo singular de produção do café. A passagem da água quente (em alta pressão e temperatura ideal, sem ferver) para o reservatório onde está o café moído produz um café denso e ácido, ideal para quem gosta da bebida mais concentrada.
Agora que você já conhece os principais modelos de cafeteiras, será mais fácil fazer a escolha de acordo com o tipo de café que você prefere, seja ele mais leve ou encorpado.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!