Saiba qual estilo de decoração mais combina com você!

Decorar a casa é uma tarefa muito importante, pois as cores e objetos do seu lar devem refletir a personalidade das pessoas que vivem no local. O papel da decoração é deixar a casa aconchegante e com a identidade dos moradores.

Por isso, a escolha do estilo de decoração é fundamental e deve ser pensada antes de iniciar atividades de pintura, compra de móveis e objetos para decorar. Esses itens devem estar em harmonia entre si e, principalmente, de acordo com o estilo de decoração que será seguido, caso contrário, a sua casa pode se tornar uma grande confusão.

Para te ajudar nesta tarefa, separamos alguns estilos de decoração para conhecer e descobrir qual combina com você. Confira!

Tradicional

Se você tem um estilo mais conservador, sem muitas extravagâncias, e prefere ambientes menos ousados, esse pode ser o estilo de decoração mais adequado. Uma decoração tradicional costuma manter algumas cores clássicas como, por exemplo, cozinhas e banheiros brancos, e paredes em tons claros, como bege, pérola e branco.

Além disso, é comum utilizar móveis antigos e de formatos tradicionais, como mesas quadradas e retangulares. Outra característica muito comum é a simetria na disposição dos objetos e do mobiliário, como o alinhamento entre sofás e poltronas; nos itens de decoração os quadros emoldurados, porcelanas, tapetes e lustres não ficam de fora.

Contemporâneo

A união entre o antigo e o atual é a marca desse estilo de decoração. Uma casa contemporânea traz traços e referências do cotidiano e da atualidade, como o uso de materiais como metal, vidro e cimento, usados em harmonia com estilos mais antigos, como algumas peças de madeira e linhas retas.

Apesar de usar bastante os tons neutros, esse estilo permite variar entres os mais diferentes tons, mesclar móveis pretos com objetos laranja, roxos ou azuis. Uma tendência desse estilo de decoração são os móveis planos e mais baixos e as formas geométricas em elementos decorativos.

Moderno

Esse estilo também pode ser chamado de minimalista, pois é baseado no uso de poucos móveis e objetos de decoração. No entanto, não vale confundir minimalista com simplório, pois casas com essa decoração costumam ser muito elegantes.

As suas principais características são praticidade e funcionalidade do ambiente, com o espaço mais amplo para circulação. O mobiliário se destaca pela qualidade tanto do design quanto do material utilizado.

As cores claras são predominantes tanto para as paredes quanto para a decoração (móveis e objetos), e as linhas retas e formas geométricas são comuns. Outra característica é o uso do vidro e da madeira (em tons claros).

Rústico

Se você adora peças de madeira, seja nos móveis, pisos, escadas ou objetos de decoração, o estilo rústico pode ser uma boa escolha, já que o uso desse material é a sua principal característica. Outro material muito usado em ambientes rústicos é a pedra, tanto para móveis quanto para revestimento de paredes.

Outro traço desse estilo de decoração é a restauração de móveis e objetos antigos de família, por exemplo. Esse estilo é uma maneira de unir história e natureza em virtude dos seus materiais. No entanto, se você gosta desse tipo de decoração mas deseja quebrar um pouco o estilo, uma dica é usar objetos decorativos feitos de vidro.

Tropical

A marca desse estilo de decoração são as cores e a busca por leveza, frescor e presença da natureza dentro de casa. Uma casa tropical costuma ter plantas, cores que trazem vida ao ambiente, variedade de estampas e singularidade do mobiliário.

Uma dica é combinar cores claras, como branco e bege, com estampas e objetos coloridos. Verde, amarelo e rosa são muito usados, além disso, estampas de flores, frutas e animais também combinam bem com esse estilo.

O mais importante na hora de escolher a decoração da sua casa é respeitar o seu estilo e encontrar o que mais combina com ele, pois a sua casa deve ser um espaço aconchegante, que ajude a recarregar as suas energias.

Gostou das nossas dicas de estilo de decoração? Já sabe qual deles combina mais com você? Deixe o seu comentário e diga o que achou das nossas sugestões! Acompanha a nossa loja de casa e decoração também no Facebook e Instagram.