5 erros na hora de receber convidados

Receber convidados em casa para um encontro entre amigos, festa ou comemoração é uma grande alegria. Afinal, ter pessoas queridas por perto é sempre bom, não é mesmo? Porém, preparar uma recepção completa demanda trabalho para que tudo saia perfeito e para que você possa oferecer o conforto e a qualidade que seus convidados merecem.

Mas é nesse momento que muita gente peca em alguns pontos fundamentais. Por isso, no post de hoje, apresentamos quais são e como evitar os cinco erros mais comuns ao receber convidados. Continue a leitura!

1. Demorar para servir a comida

Esse é um erro bem comum ao receber os amigos em casa. No começo do encontro, os convidados provavelmente estarão mais empolgados e interessados nas bebidas. Mas, conforme o tempo passa, a fome bate e todos desejarão comer algo.

Por isso, o melhor a fazer é não demorar a servir a comida. Desde o início, já deixe preparado e à disposição de todos algumas torradinhas, canapés e outros petiscos. Quando achar que é o momento certo, sirva um prato quente, que também deve ser preparado com antecedência. Assim, ninguém ficará com fome durante a sua recepção!

2. Colocar uma quantidade insuficiente de bebidas para gelar

Imagine este cenário: no melhor da festa ou encontro, a bebida gelada acaba. Essa situação é bem chata, não é mesmo? Mas acontece muito em diferentes ocasiões! Para evitar o constrangimento de deixar os convidados com os copos vazios enquanto esperam as demais bebidas gelarem, é fundamental se programar.

A dica é avaliar o tamanho da lista de convidados e verificar qual quantidade de bebidas atende a todos satisfatoriamente. Não se esqueça de levar em consideração que é necessário colocar na geladeira todos os tipos que serão oferecidos, como cervejas, refrigerantes, sucos, vinhos, entre outros. Tenha atenção especial à reposição daquelas de maior interesse!

3. Exagerar na preocupação com a limpeza

É preciso aceitar uma grande verdade: toda reunião em casa vai gerar um pouco de desorganização e sujeira. Entretanto, muita gente insiste em passar toda a duração do evento lavando louça e organizando os móveis. Consequentemente, a interação com os convidados é esquecida.

Isso é algo deselegante e desagradável, pois as pessoas que foram visitar você desejam a atenção e a companhia dos anfitriões. Além disso, se você só limpar e arrumar, perceberá que, no final da noite, teve muito trabalho e nada de diversão. Portanto, o melhor a fazer é deixar para fazer a arrumação só depois que o evento acabar. Com tudo preparado, relaxe e aproveite os amigos!

4. Esquecer de controlar a música

A seleção musical sempre envolve muita polêmica, já que cada um tem o seu estilo favorito. Porém, durante um encontro entre amigos, as regras para definir a trilha sonora podem ser decididas na hora. Mesmo assim, cabe aos anfitriões controlar o volume do som, e isso muitas vezes é deixado de lado.

Esse é um ponto importante para garantir o conforto do ambiente. Se todos estão conversando, por exemplo, a música alta atrapalha. Por outro lado, se você deixar o volume muito baixo, o encontro pode ficar um pouco desanimado. Está faltando empolgação? Então, vale subir um pouco o volume para animar os amigos! Não deixe de dar atenção a esse item para garantir a alegria da festa durante a noite toda.

5. Preparar tudo em cima da hora

Os convidados já vão chegar, mas o anfitrião ainda não conseguiu se arrumar? Pois é, essa é uma cena que se repete em muitas recepções e encontros! Isso acontece quando você deixa tudo para a última hora, como a organização da casa e a preparação dos comes e bebes.

O ideal é começar as preparações pelo menos um dia antes, ao fazer a limpeza da casa e as compras necessárias. No dia do evento, basta fazer os pratos necessários! Depois, pelo menos duas horas antes do horário previsto para o início, os anfitriões devem se preparar para receber adequadamente os amigos.

E você, já cometeu ou presenciou algum desses recorrentes erros ao receber convidados? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!