Acerte em cheio: 4 tipos de jantar que não saem de moda
Seja no seu aniversário, seja numa ocasião especial, até mesmo as festas de fim de ano, preparar um jantar diferente para celebrar a data é sempre uma boa pedida, afinal, não há nada melhor do que reunir as pessoas queridas ao redor de uma mesa bem posta.
Se você tem alguma comemoração em vista e pretende acertar na recepção, vai gostar de descobrir quais são os 4 tipos de jantar que nunca saem de moda.
Neste post, você confere detalhes sobre cada um deles e sugestões para montar o cardápio e a mesa.
Vamos às opções?
1. Jantar italiano
Devido à influência da imigração italiana, a maioria dos brasileiros adora comer massas. Além de deliciosas, elas possuem certa praticidade de cozimento. Basta que o anfitrião acerte no ponto e prepare um bom molho.
O jantar italiano fica ainda mais especial com uma mesa decorada. Nessas horas, vale utilizar uma toalha xadrez, nas cores branca, vermelha e verde. Aliás, esses são os tons que compõem a bandeira da Itália. Por isso, eles podem ser explorados em outros itens da decoração — como anéis para guardanapos, sousplats e velas — ou em detalhes do jogo de pratos.
Por fim, é bom lembrar que toda refeição italiana é regada a um bom vinho tinto. Capriche na escolha e sirva a bebida em taças de vidro transparente.
2. Jantar com comidas típicas (ou estrangeiras)
Assim como os italianos, os povos árabes, orientais e mexicanos caíram no gosto dos brasileiros, especialmente quando o assunto é culinária. Por isso, um jantar que serve comidas típicas dessas culturas nunca deixa a desejar.
O bacana do jantar estrangeiro é que ele não precisa ser, necessariamente, servido numa mesa. As pessoas podem degustar os quitutes de um jeito mais informal ou até mesmo em pé. Logo, é uma ótima opção para festas com muitos convidados.
Isso não quer dizer que a decoração deva ficar em segundo plano. Ao contrário. A composição dos ambientes precisa refletir a cultura do país cujo cardápio será servido. Veja algumas ideias:
- Jantar árabe: utilize tapetes persas, almofadas estampadas e peças de cor dourada — velas, vasos, candelabros e castiçais;
- Jantar oriental: recorra a elementos que remetam à cultura japonesa ou chinesa, como luminárias e vasos vermelhos, bonsais, bowls e hashis;
- Jantar mexicano: deixe as cores vermelha e verde prevalecerem em copos, guardanapos, garrafas. Para inovar, decore os ambientes com pimentas colocadas dentro de taças transparentes.
3. Jantar romântico
Dentre os diversos tipos de jantar que conhecemos, o romântico é o que mais faz sucesso entre os casais apaixonados. Como o nome já sugere, essa refeição é intimista e costuma ser feita para se curtir a dois.
No jantar romântico, a escolha do cardápio fica a critério dos envolvidos, pois não há uma comida típica para a ocasião. Porém, alguns itens da decoração não podem faltar na mesa e no ambiente, como arranjos de flores, velas, centro de mesa e até porta-retratos com fotos do casal.
No jantar romântico, é sempre bom utilizar um balde para gelo para conservar o frescor da bebida. Além de útil, essa peça esbanja romantismo.
4. Jantar colaborativo
Mesmo que você seja o anfitrião da festa, é possível optar por um jantar colaborativo, em que cada convidado prepara um prato da refeição. Nas festas de fim de ano ou em feriados comemorativos, é muito comum ver as famílias dividindo a responsabilidade pelo cardápio.
A você, cabe a tarefa de organizar o lar e receber os convidados. Como regra geral, mantenha a decoração da casa, mas deixe à mostra alguns objetos especiais, como quadros, fotos de família e um belo jogo de jantar.
Seja qual for a sua escolha, esperamos que você aproveite essas ideias e organize um dos tipos de jantar que indicamos aqui no post.
E se você gosta de acompanhar as últimas tendências de decoração, assine nossa newsletter e receba dicas diretamente no seu e-mail!