5 motivos para trocar a toalha de mesa por um jogo americano

Comer à mesa com toda a família reunida, ainda que seja um prazer, tem se tornado cada vez mais difícil. Os tempos mudam e um almoço ou jantar, antes eventos elegantes, com várias etapas e regras de etiqueta, já não podem contar com tanto tempo e trabalho para serem elaborados. Da mesma forma, itens antes indispensáveis à mesa, hoje podem ser substituídos por outros mais práticos.

O uso de jogo americano no lugar da toalha de mesa tem se tornado cada vez mais comum. E não é para menos: práticos e de fácil limpeza, auxiliam na manutenção da mesa, organizam a disposição dos pratos e ainda ajudam na decoração. Conheça agora as 5 principais vantagens desse item indispensável na cozinha.

1. É prático e de fácil limpeza

A principal vantagem, sem dúvidas, é a facilidade em arrumar e desfazer a mesa. Basta dispor o jogo americano conforme a disposição dos lugares e apoiar pratos, talheres, copos e outros itens sobre ele. Terminada a refeição, dependendo do material, basta passar um pano para limpá-lo e guardar. Simples, rápido e com fácil manutenção.

Jogos americanos também são baratos e fáceis de guardar. Feitos com materiais resistentes, podem durar por muito tempo e não precisam de lavagem imediata após o uso. Portanto, são perfeitos para o uso diário, quando não há muito tempo a gastar com a mesa do almoço, por exemplo.

2. Valoriza o design da mesa

Embora uma toalha de mesa possa oferecer elegância e requinte, ela esconde a mesa e todos os seus preciosos detalhes – como o material de que é feita, seu design, entre outras características que constroem uma personalidade ao ambiente.

O jogo americano, por sua vez, tem a vantagem de destacar esses elementos e valorizar a peça. Como ocupa apenas um pedaço da superfície da mesa, não a esconde. Pelo contrário, de acordo com seu formato, textura, cor e material, ajuda a demonstrar as características dessa peça de destaque na sala de jantar.

3. Possibilita diversas combinações e estilos

Por possuírem diversos formatos e serem feitos de vários materiais, os jogos americanos podem dar uma nova cara ao ambiente. De acordo com a ocasião, é possível dar um toque clássico à mesa com o uso de peças feitas de renda, por exemplo, ou trazer alegria e descontração ao cômodo com jogos americanos coloridos.

Embora seja utilizado normalmente em situações mais informais e corriqueiras, a combinação do jogo americano com as louças e outras peças de decoração possibilita diversos visuais, com diversas composições diferentes. Assim, sua mesa torna-se mais flexível e se transforma de acordo com a ocasião.

4. Pode apoiar diversos itens

Embora seu uso seja normalmente relacionado à mesa de jantar, o jogo americano não se limita a isso. Como possui vários tamanhos e formatos, pode ser utilizado como detalhe de decoração para diversos itens. Que tal colocá-lo no lavabo, dentro de uma bandeja, sob os itens para a pele? Ou no aparador da sala de estar, com copos e uma garrafa de bebida ou sob um vaso de flores?

5. Organiza os espaços

O jogo americano não apenas protege a mesa contra sujeiras e a temperatura dos pratos durante a refeição, mas também a organiza. Colocado em frente ao assento, esse item ordena a disposição de pratos, copos e talheres, delimitando o espaço destinado à refeição.

Ainda na mesa, você pode criar um espaço para os molhos e temperos ou mesmo para panelas e tigelas, evitando a sujeira e decorando o ambiente. Também em outros cômodos é possível demarcar o espaço para diversos itens apenas com o uso do jogo americano. Que tal experimentar?

Agora que você já conhece as vantagens que um jogo americano pode oferecer no dia a dia, que tal aproveitar essas dicas e trazer mais praticidade e flexibilidade ao seu lar? Assine nossa newsletter para outras dicas ainda mais incríveis!