Saiba tudo sobre os diferentes tipos de copos e taças

Quem nunca se questionou sobre as diferenças entre os tipos de copos e taças, não é mesmo? Afinal, com tantas opções, é comum ter dúvidas se você está fazendo uso do utensílio correto.

Por essa razão, vamos listar 12 modelos diferentes para lhe ajudar a ficar por dentro do assunto e não fazer feio ao receber familiares e visitas em casa. Confira!

1. Copo Shot

Perfeito para servir vodka, tequila, rum e cachaça como um aperitivo em comemorações, happy hours e afins. Afinal, são bebidas destiladas e que possuem um teor de álcool mais forte, o que pede um consumo ainda mais moderado.

2. Copo On The Rocks

De tamanho médio e com boca larga, ele é ideal para comportar pedras de gelo. Por isso, esse modelo de copo é usado especificamente para servir whisky, seja em reuniões, seja em encontros mais formais.

3. Copo Lager

Se você está em um momento informal com a família e os amigos e pretende consumir uma cerveja lager — isto é, aquela fermentada e em baixa temperatura — o copo Lager é o mais indicado.

Isso porque ele, além de alto, possui uma forma cilíndrica que ajuda na formação de espuma e no estado “gelado” dela.

4. Copo de suco

É aquele copo largo, porém não muito grande. Com capacidade média de 300ml, se torna conveniente para ser usado em momentos comuns do dia a dia, como um lanche ou uma refeição simples.

5. Taça para água

Entre os tipos de copos e taças, esse é um dos mais facilmente identificáveis. Isso acontece devido ao seu tamanho e pelo fato de ter ou não base.

Além disso, como a água não possui odor ou sabor que se altera com o passar do tempo, sua função se resume apenas em mantê-la gelada.

6. Taça para champagne

Para saborear um bom champagne ao celebrar uma conquista, é indispensável que a sua taça seja fina e que tenha a haste longa.

Dessa forma, você evita que o contato da sua mão com a bebida a deixe aquecida. Outra característica dessa taça é que a boca estreita mantém o aroma e as borbulhas dela por mais tempo.

7. Taça para martíni

Por ser uma bebida consumida em pequenas doses, a sua taça possui um bocal mais aberto, que vai se estreitando até o fundo, formando um “triângulo”.

Ela também conta com a haste alongada para que a temperatura das mãos não aqueça o martíni. Em eventos mais formais e clássicos, não deixe de acrescentar algum detalhe, como uma folha de hortelã ou uma azeitona, para dar um charme a mais à taça.

8. Taça para degustação

Este formato de taça possibilita a degustação de diferentes tipos de vinhos, pois tem capacidade reduzida, haste média e bocal estreito. Essas são características que ajudam a reter o aroma da bebida, além de permitir sua oxigenação. Essas taças são conhecidas como taças iso.

9. Taça para vinho tinto

Muito requisitado ao saborear massas e carnes vermelhas, o vinho tinto deve ser servido em temperatura ambiente e em até um terço da capacidade de uma taça larga. Dessa maneira, ele oxigenará e liberará seu sabor.

10. Taça para vinho branco

Voltada para que o vinho branco esquente o mínimo possível, já que ele é usualmente consumido gelado, possui bocal estreito que garante o gosto equilibrado entre doce e ácido para sua apreciação junto às refeições com peixes, saladas e carnes brancas.

11. Taça para licor

Geralmente servido após as refeições, devido à ação digestiva que possui, o licor vem em taças de porte médio a pequeno. Isso porque ele é mais espesso e possui um gosto mais doce, devendo ser apreciado em pequenos goles.

12. Taça para conhaque

Outro modelo bastante único entre os tipos de copos e taças é o feito para servir conhaque.

Bastante largo e baixo, ele permite um maior contato da bebida com o oxigênio, responsável por acentuar os seus aromas. O conhaque acompanha muito bem reuniões familiares e de negócios.

Gostou de saber mais sobre os tipos de copos e taças? Então aplique nossas dicas no seu dia a dia e surpreenda os seus convidados com bom gosto e sofisticação! Aproveite e assine a nossa newsletter para outras dicas exclusivas para seu lar!

Comente e compartilhe este post nas suas redes sociais!