Como descobrir a melhor disposição dos móveis em sua casa

Criar um ambiente bonito e agradável para morar e receber os amigos. Essa meta chega a soar como um desafio para quem está a um passo de realizar o grande sonho: casar e, finalmente, ter sua própria casa.

Afinal, surgem tantas dúvidas: qual a melhor disposição dos móveis para deixar a casa confortável? Quais utensílios domésticos são realmente fundamentais para iniciar essa vida nova?

Mesmo com o tempo corrido e diante de tantas perguntas que parecem sem respostas, não se desespere! Acompanhe este artigo e descubra que a solução na decoração da sua casa está bem aqui:

Que tal começar pelos móveis maiores?

Tem uma dica bem legal que pode servir como regra para a arrumação de todos os cômodos. É a de distribuir, primeiro, os móveis maiores. Depois, os médios. E, por último, as peças pequenas.

Nessa ordem, fica mais fácil calcular o espaço que deve ficar livre para a circulação das pessoas. Afinal, o conforto de uma casa está diretamente ligado a não esbarrar pelos móveis a cada passo que se dá.

Assim, pelo menos 80 cm devem ser reservados para a passagem. O resto fica, então, liberado para a arrumação dos móveis.

O que é preciso para aliar conforto e privacidade no quarto?

Além de registrar o seu toque pessoal na decoração, alguns cuidados podem fazer toda a diferença no dia a dia. O primeiro passo, então, é posicionar a cama de modo que não atrapalhe o acesso.

Dessa forma, evite encostar uma das laterais na parede. Isso acabaria por dificultar a saída de uma das pessoas. Portanto, o mínimo de 60 cm de largura é suficiente.

Outra dica valiosa é cuidar para que o casal não fique tão exposto quando a porta for aberta. Sendo assim, procure colocar o móvel encoberto por uma das paredes. A medida pode significar um ganho incrível quando estiver com visita em casa.

Como decorar a sala de jantar?

O ponto de partida para deixar uma sala de jantar bastante funcional é se certificar de que a mesa não esteja atrapalhando a mobilidade durante as refeições. A passagem, neste caso, pode ser de apenas 50 cm com as pessoas sentadas.

Se o espaço for pequeno, opte por mesas redondas. Assim, será possível eliminar os atritos nas pontas de mesas quadradas e retangulares.

Nesse cômodo, dá para utilizar vários artigos de decoração. Mas cuidado para não exagerar e incomodar os convidados.

Qual a melhor disposição dos móveis na sala de estar?

Alguns móveis são peças-chave nesse ambiente, bastante utilizado pelos donos e imprescindível para receber visitas. Então, é hora de escolher um bom lugar para o sofá, por exemplo.

Os demais artigos, como quadros, vasos, luminárias e abajures podem ser perfeitamente arrumados em seguida. Aliás, uma sala de estar que se preze tem que exibir, pelo menos, um dos vários itens decorativos indicados para dar mais vida ao espaço.

Como o Feng Shui pode tornar o ambiente mais harmonioso?

Se além de um ambiente requintado e lindamente decorado a intenção é manter uma energia positiva na sua casa, aproveite algumas dicas do Feng Shui.

Esse princípio remete a uma ciência milenar chinesa, que propõe medidas simples, porém capazes de equilibrar a energia do ambiente, natural e construído.

Com essa técnica, você será capaz de projetar toda a decoração da casa mantendo um clima de harmonia para moradores e convidados.

E então, agora vai ser mais fácil planejar a melhor disposição dos móveis na sua casa nova? Se você curtiu o nosso artigo, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!