Decoração: como organizar os quadros na parede?

Você está montando sua primeira casa e não sabe como decorá-la? Uma ótima e tradicional opção é organizar os quadros na parede. Dispostos da maneira correta, eles dão vida, harmonia, elegância e autenticidade ao ambiente.

Confira a seguir algumas dicas que te ajudarão a pendurar os quadros da maneira que mais combina com o estilo da sua casa!

Escolha de acordo com o cômodo

Os quadros combinam com qualquer ambiente. Salas, quartos, corredores, área de lazer, cozinha e até mesmo lavabos podem ser decorados com quadros, basta escolher o estilo e tamanho mais adequado para o cômodo da sua casa.

Quadros com fotos da família, porta-retratos para parede ou painéis de fotos combinam com ambientes mais íntimos como os quartos e corredores. As salas permitem diversos estilos como pinturas abstratas, modernas, contemporâneas, fotos, gravuras, entre outros. Já a cozinha pede quadros que ilustram a temática gastronômica, como frutas e temperos. No caso dos lavabos, o ideal é escolher figuras de flores, folhagens ou que remetam ao tema de banho, higiene e vaidade.

Procure a altura ideal

Uma regra geral que contribui com a harmonia da decoração é fixar o meio/centro dos quadros a 1,60m do chão. Dessa forma, eles ficarão na altura ideal de visão de qualquer pessoa, tantos as mais altas, como as mais baixas.

Outras dicas são: não dispor quadros acima da linha dos batentes das portas e, quando for pendurar os quadros na parede acima de um sofá ou cama, respeitar a distância de 25cm a 30cm do encosto ou da cabeceira dos móveis.

Saiba qual o tamanho recomendado

Se a intenção for pendurar apenas um quadro, paredes grandes e altas combinam com quadros grandes e ambientes pequenos com quadros pequenos. Mas uma tendência que vem conquistando cada vez mais adeptos são as composições de quadros de diversos tamanhos e formatos.

Disponha os quadros de maneira harmônica

Existem diversas maneiras de montar um arranjo de quadros na parede. Uma das mais simples é colocar um quadro grande no centro e quadros menores e simétricos em volta, compondo um grande retângulo. A segunda forma é estabelecer dois eixos, um vertical e outro horizontal, e fixar os quadros, que podem ser de formatos e tamanhos variados.

Outro modo é determinar uma linha horizontal e um alinhamento inferior para pendurar 6 quadros, sendo 3 pares de tamanhos diferentes: a ideia é pendurar 3 quadros de cada lado da linha horizontal em posições espelhadas. Compor uma dupla de quadros com tamanhos idênticos alinhados um ao lado do outro ou um acima do outro também é uma ótima sugestão.

Para visualizar se a disposição escolhida combinará com o ambiente e atenderá suas expectativas, antes de furar a parede, recorte caixas de papelão ou jornais no formato de cada quadro e cole na parede.

Agora que você sabe como organizar os quadros na parede e decorar sua casa dos sonhos, selecione pinturas, fotos, figuras ou caricaturas que você gosta e arrume-as de forma harmônica e elegante.

Gostou das dicas? Ainda resta alguma dúvida ou gostaria de compartilhar suas experiências conosco? Adoraríamos saber sua opinião! Deixe o seu comentário!