Sousplat: entenda o que é e como usá-lo

Atualmente, decorar uma mesa de jantar de maneira que ela fique completa, bonita e harmoniosa é fundamental para tornar as refeições em família ainda mais agradáveis e especiais, não é mesmo? Para isso, é importante se atentar em cada detalhe e buscar objetos e utensílios que complementem toda a decoração, como é o caso do sousplat.

Com base nisso, resolvemos mostrar no post de hoje o que são os souplats, quais são os tipos existentes e como é possível usá-los em sua mesa de jantar de um jeito que a decoração fique mais equilibrada e sofisticada. Ficou curiosa? Então continue essa leitura e saiba um pouco mais sobre o assunto!

Afinal, o que é um sousplat?

Considerado um termo francês e que, em sua tradução literal, significa “sob prato”, o sousplat nada mais é do que uma peça utilizada abaixo do prato para compor a mesa de jantar, oferecendo um toque de sofisticação e valorizando a decoração já existente do ambiente.

Além disso, a peça ajuda a proteger a toalha contra resíduos de comidas que podem criar manchas, assim como age na etiqueta, impedindo que a mesa fique desguarnecida entre trocas de pratos e auxilia a estabelecer a louça, impedindo que ela deslize ao longo de uma refeição.

Quais são os tipos que existem?

Existem inúmeros modelos com cores e materiais diferentes. No entanto, alguns tipos se destacam por serem extremamente bonitos e com muita qualidade. São eles:

  • de plástico polipropileno, prático, com um acabamento leve e ótimo para usar no dia a dia;
  • de cristal de chumbo, mais sofisticado, com um acabamento impecável, ideal para comemorações mais importantes e para receber os amigos em casa;
  • de vidro, normalmente com acabamentos mais precisos e que passa um pouco mais de elegância, ideias para jantares especiais e para manter a mesa mais clean;
  • de porcelana, com acabamento delicado, sofisticado e superbonito, que combina com decorações mais clássicas;
  • de rattan, considerado similar a palha, porém com muito mais qualidade, charme e beleza, ideal para levar um toque da natureza à decoração e complementar mesas floridas e mais rústicas;
  • de zamac, que é composto de alguns materiais que se fundem e proporcionam uma durabilidade maior, além de tornarem a peça elegante e prateada;
  • de tecido, como rendas e crochês, que leva mais delicadeza ao espaço, porém mais difícil de higienizar e pode não proteger a mesa de resquícios de alimentos.

Como utilizá-los?

É importante você saber que os sousplats são capazes de valorizar a decoração e, segundo as regras de etiqueta, devem medir de 30 a 35 centímetros e estar posicionados com 2,5 centímetros de distância da borda da mesa.

Além disso, deve-se usar, preferencialmente, um mesmo modelo em todos os lugares da mesa e dispor, sobre eles, as louças dos pratos principais. Lembre-se de escolher o material e as cores da peça baseados na decoração já existente, tudo bem?

É isso aí, agora que você já sabe o que é um sousplat, quais são os principais modelos existentes  como utilizá-lo em sua mesa de jantar, não perca tempo e valorize a decoração que você já fez, demonstrando carinho e zelo até mesmo com os pequenos detalhes. Não se esqueça de que é uma maneira de deixar tudo muito mais bonito e equilibrado. Aproveite!

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre para as suas amigas como elas também podem utilizar os sousplats. Até a próxima!