Faca de cerâmica: curiosidades, vantagens e mais!

Hoje em dia, a faca de cerâmica é uma grande aliada na cozinha. Superversátil, ela pode ser encontrada em várias opções que se adaptam com mais facilidade aos diferentes tipos de cortes. Além disso, o modelo possui um fio com elevada durabilidade e é extremamente leve, ideal para as preparações do dia a dia.

Com base nisso, neste post, apresentamos informações essenciais sobre faca de cerâmica, incluindo vantagens, curiosidades e, ainda, os principais tipos encontrados no mercado. Está curioso sobre o assunto? Então continue com a leitura e confira como esse modelo de faca pode facilitar suas tarefas cotidianas!

Afinal, quais são as características da faca de cerâmica?

Por ser produzida em zircônia, uma cerâmica de alta qualidade e resistência, a faca de cerâmica é um produto que possui uma superfície de corte extremamente afiada e, ao mesmo tempo, muito confortável de ser utilizada, já que o modelo possui cerca de metade do peso de uma faca tradicional confeccionada em aço. Não por acaso, ela tem se tornado um item cada vez mais popular em cozinhas no Brasil e no mundo.

Quais são suas vantagens?

Ideal para ser utilizada nos cortes de diferentes alimentos, incluindo carnes, frutas e vegetais, a faca de cerâmica oferece significativas vantagens que tornam as atividades diárias da cozinha mais rápidas e fáceis de ser realizadas. Entre elas, podemos destacar:

  • a lâmina da cerâmica corta com muita precisão e é extremamente afiada;
  • o modelo é perfeito para os cortes retos, uma vez que deslizam com muita facilidade;
  • a lâmina possui uma durabilidade enorme e, por isso, demora mais para perder o fio e não deforma ou enferruja como os demais modelos constituídos de aço;
  • grande parte dos modelos possui tratamento antiderrapante nos cabos e, por esse motivo, ela é mais segura e diminui os riscos de ocorrência de acidente doméstico durante o manuseio.

Que curiosidades existem sobre a faca de cerâmica?

Confeccionadas em um material puro, livre de metais pesados, como níquel e chumbo, os modelos de cerâmica são quimicamente neutros e, assim, não transferem íons de metal para a comida. Por esse mesmo motivo, também não sofrem com ação de elementos corrosivos encontrados em óleos e ácidos de alimentos.

Consequentemente, o modelo não altera o sabor e a cor dos alimentos, assim como não escurece e não oxida ao entrar em contato com alguns elementos. Além disso, as peças são facilmente higienizadas com água e sabão neutro ou podem ser levadas para a máquina de lavar louças. Outra curiosidade é que existem restrições quanto ao seu uso, uma vez que, devido ao fato do seu fio ser muito afiado, o modelo pode causar acidentes. Por isso, evite tirar lascas de alimentos e fatiar queijos.

Existem ainda algumas indicações para que nada seja danificado, em especial, o fio da peça. Assim, evite quedas e proteja a lâmina com um protetor ou um pano, principalmente quando ela estiver em contato com outros utensílios. A faca também não é recomendada para abrir latas ou garrafas, cortar alimentos congelados e desossar carnes.

Para garantir total qualidade, também é interessante evitar tábuas de vidros, já que elas podem diminuir o fio. Portanto, sempre prefira modelos de polietileno.

Quais são os tipos disponíveis?

No mercado, você encontra faqueiros com diferentes tipos de facas que são mais indicados para determinados tipos de cortes. Os principais modelos são:

  • de chef, com cerca de 6 polegadas;
  • de pão, também com cerca de 6 polegadas;
  • de frutas, com 4 polegadas;
  • de legumes, com 3 polegadas;
  • e trinchante, com cerca de 5 polegadas.

Então, agora que você já viu quais são as vantagens da faca de cerâmica, adquira já a sua e garanta tarefas diárias realizadas com mais segurança, rapidez e praticidade! Não se esqueça de que são modelos bastante resistentes e duráveis.

Gostou? Comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais!