Conhece o bolo red velvet? Saiba como preparar

Apesar de ser pouco consumido no Brasil, o bolo red velvet surgiu no sul dos Estados Unidos e era bastante conhecido durante a Segunda Guerra Mundial. Com suas características peculiares, de massa fofinha que se assemelha a um veludo vermelho e de um recheio branco cremoso, a receita tem ganhado, a cada dia, mais reconhecimento no país e hoje já é considerada uma tendência da confeitaria para festas e datas comemorativas.

Pensando nisso, resolvemos apresentar neste post como fazer um bolo red velvet, incluindo os ingredientes necessários e o modo de preparo. Se você quer aprender a fazer essa delícia para recepcionar bem os seus convidados, continue com a leitura e teste a receita!

Ingredientes

Com a junção de uma massa fofinha, levemente amanteigada e aromática e um creme suave, cremoso e perfumado, tem-se um red velvet impecável. Confira agora os ingredientes necessários para a sua preparação!

Massa

  • 270 gramas (1 ¼ xícara de chá) de açúcar;
  • 20 gramas (2 ½ colheres de sopa) de cacau em pó;
  • 45 gramas (3 colheres de sopa) de manteiga;
  • 210 gramas (1 colher de sopa junto com 1 xícara de chá) de farinha de trigo;
  • 100 ml de leite;
  • ½ colher de sopa de fermento em pó;
  • ½ colher de café de bicarbonato de sódio (para potencializar as cores)
  • 4 ovos;
  • ½ colher de chá de vinagre de vinho branco ou suco de limão;
  • 1 ½ colher de sopa de corante vermelho em gel ou suco concentrado de beterraba (cerca de 30 gramas ou até ficar na tonalidade adequada).

Recheio

  • 130 gramas (¾ xícara de chá) de manteiga em cubinhos;
  • 350 gramas (1 ½ xícara de chá) de cream cheese amolecido;
  • 675 gramas (4 ½ xícaras de chá) de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de café de essência de baunilha.

Modo de preparo

Embora a receita pareça complexa e demorada, rapidamente você consegue fazer um bolo delicioso. Veja mais sobre os detalhes:

Para a massa

Em uma panela, aqueça a manteiga, o leite e o cacau. Assim que levantar fervura, acrescente o corante e reserve. Enquanto isso, coloque os ovos em uma batedeira e deixe que eles dobrem de volume. Logo depois, incorpore o açúcar e o vinagre (ou o suco do limão) e pare de bater.

O próximo passo é acrescentar aos poucos e delicadamente a farinha de trigo, o bicarbonato e o fermento já peneirados à mistura de ovos. Feito isso, coloque, a fio, o leite que estava reservado e misture com cuidado até que tudo fique homogêneo. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 35 minutos e reserve.

Para o recheio

Em uma batedeira, coloque o cream cheese e bata até que ele fique bem cremoso. Depois, incorpore a manteiga aos poucos e em seguida o açúcar. Quando estiver homogêneo, acrescente a baunilha, bata mais um pouco e reserve.

Montagem

Com inúmeras possibilidades, a montagem pode ser feita de acordo com a sua criatividade. Uma sugestão é cortar a massa do bolo em três partes finas. Com o auxílio de um aro redondo com acetato em volta, coloque a primeira camada do bolo, molhe levemente com uma calda de água e açúcar (feita no fogo com proporções iguais até que o açúcar derreta), coloque uma parte do recheio e repita o processo até que a última camada seja de bolo.

Para que o bolo fique firme antes de finalizar, leve-o ao congelador por 30 minutos. Feito isso, pegue um pouco do creme e passe uma camada fina em todo o redor. Leve ao congelador por mais 15 minutos e faça a finalização espatulando o restante do creme ao redor e em cima até ficar bem liso e clarinho. Decore com frutas vermelhas — morango, amora, framboesa e mirtilo, por exemplo — e folhinhas de hortelã.

Agora que você viu como fazer um bolo red velvet, teste a receita em casa e surpreenda amigos e familiares. Vale ressaltar que o resultado é surpreendente e pode ser servido em diferentes ocasiões, desde eventos especiais até situações do cotidiano, como o acompanhamento de um chá ou de um café da tarde.

Gostou deste post? Então veja a opção de prato para bolo que separamos para você servir essa delícia!

[uam_ad id=”1686″]