Conheça 3 dicas para organizar sua sala de TV

Há cômodos na casa da gente que se destacam e ocupam um papel primordial na hora de recebermos amigos e familiares, não é mesmo? Justamente por isso, é importante saber como otimizá-los e explorá-los adequadamente para que fiquem convidativos, aconchegantes e bonitos.

Pensando nisso, reunimos aqui três dicas que vão ajudá-lo a decorar e organizar sala de TV com mais eficiência e praticidade. Interessado? Acompanhe nosso post até o fim e se inspire com as nossas sugestões para dar um charme à parte nesse cantinho especial!

1. Pense na disposição dos sofás e móveis

A primeira dica é simples: leve em conta a disposição dos estofados e da mobília na hora de organizar sala de TV. Isso porque é comum as pessoas não se atentarem à metragem do lugar e deixá-lo caótico pelo acúmulo de coisas — o que também contribui para deixá-lo mais abafado e difícil de limpar.

Portanto, tenha em mente que salas pequenas devem conter apenas um modelo de sofá, um rack/painel no lugar da estante, e evitar mesa de centro (exceto se ela for compacta). Assim, você ganha espaço e deixa o local mais agradável para as pessoas circularem.

Caso queira, também dá para adicionar bancos ou pufes para que haja mais lugares para suas visitas sentarem — compensando, assim, a ausência de mais estofados.

Por outro lado, se o seu lar é grande e a sala bastante espaçosa, não tenha medo de apostar em um conjunto de sofás de 3, 4 ou 5 lugares cada, ter uma ou mais estantes (como uma exclusiva para guardar livros e outra para os eletrônicos) e dispor de uma bela mesa de centro.

Um tapete também é bem-vindo, desde que colocado, pelo menos, 20 centímetros abaixo do sofá, para que fique “preso” nos pés dele e não se torne escorregadio.

2. Agrupe cabos e carregadores em um só lugar

É bastante comum as salas de TV contarem com não só um, mas vários eletrônicos. Home theater, DVD, som e videogame são só alguns exemplos. Isso sem falar em quando não é nesse ambiente em que se encontram o modem e o roteador!

Como resultado, o lugar fica repleto de fios que, principalmente quando expostos, passam uma sensação de bagunça, podendo até causar acidentes. Para evitar isso, é fundamental arrumá-los e, se possível, escondê-los.

Aqui não há muito mistério: basta camuflá-los com o uso de uma caneleta de PVC com a mesma cor da pintura da parede ou utilizar uma caixa organizadora, que pode ficar sobre ou mesmo abaixo do móvel (caso ele seja vazado).

Nessa última opção, vale a pena enrolar os fios e cabos com ligas coloridas para identificar a quais aparelhos elas pertencem e, de quebra, otimizar o espaço interno. Já para organizar os controles remotos e tê-los todos sempre no mesmo lugar — sem o risco de perder algum deles —, vale investir em um porta-controle.

3. Invista em nichos escavados nas paredes

Por fim, nada de deixar os seus itens decorativos espalhados pelo cômodo! Lembre-se de que isso deixa o local sobrecarregado de informações e influencia negativamente a percepção dos demais sobre a arrumação dele.

Uma sugestão simples e eficiente para resolver essa questão é utilizar nichos escavados nas paredes da sala. Dessa forma, você explora as superfícies verticais, mas sem recorrer às prateleiras ou aos armários suspensos — o que cria um ambiente mais clean e agradável visualmente.

Sem mencionar que, com esses nichos, é possível montar minigalerias para expor vasos, estátuas, quadros e porta-retratos que vão valorizar a decoração.

Enfim, como você viu, não faltam dicas para decorar e organizar sala de TV com bom gosto e praticidade. Por isso, se inspire nelas e deixe esse canto da sua casa um verdadeiro charme!

E agora, se você ficou interessado em adquirir o seu porta-controle, aproveite e confira os nossos modelos!

[uam_ad id=”1699″]