Aprenda como amolar facas definitivamente em 4 passos

Como é gostoso receber os amigos em casa para saborear uma deliciosa refeição preparada por nós, não é mesmo? Planejar e organizar tudo nos mínimos detalhes faz parte do momento para que ele seja um sucesso. Por exemplo, precisamos escolher o cardápio, comprar os ingredientes, harmonizar as bebidas, amolar as facas, entre outras tarefas.

Agora, imagine usar facas bem afiadas, oferecendo o melhor corte aos alimentos e ainda evitando que oxidem e apresentem manchas escuras. Se as facas estiverem cegas, os cortes em folhas, frutas, carnes e verduras se tornam mais difíceis.

Por isso, acompanhe o artigo a seguir e descubra como amolar facas para você ter uma melhor experiência na cozinha. Boa leitura!

Formas de como amolar facas

Para amolar as facas, é importante entender que existem várias opções disponíveis e acessíveis, a fim de que o trabalho na cozinha se torne mais simples. Confira, a seguir, os principais instrumentos que podem ser utilizados:

Pedra

Para utilizar a pedra é indicado que ela fique imersa na água por aproximadamente 3 minutos. Isso fará com que a mesma fique hidratada. Em seguida, basta apoiá-la sobre um pano seco para não escorregar.

Então, pegue a faca pelo cabo e, com a outra mão, apoie a lâmina sobre a pedra. Faça movimentos de vai e vem e procure alternar os lados da lâmina e da pedra. Repita o deslocamento 10 vezes de cada lado, tanto da lâmina, quanto da pedra.

Chaira

Outra maneira de amolar uma faca é utilizando a chaira — um instrumento de aço com cabo de osso ou de madeira, que serve para afiar facas e similares.

Para amolar a faca, segure firme a chaira com a ponta para cima. Em seguida, deslize a faca no comprimento, em um ângulo aproximado de 20 graus. Os movimentos devem ser de fora para dentro e nos 2 lados da faca.

Afiador

O afiador ou amolador é um objeto bastante usado para afiar as facas. E o seu manuseio é muito simples.

O primeiro passo é encaixar a faca no amolador. Em seguida, deslize a faca para frente e para trás. Então, deixe que a máquina faça o resto.

Afiadores de cerâmica

Existem amoladores específicos para afiar as facas de cerâmica. No entanto, elas podem ser afiadas com uma pedra de diamante. Para isso, basta inclinar a faca 20 graus em relação a pedra. Então, passe a lâmina em movimentos de vai e vem dos dois lados. E não se esqueça de lavar bem a faca antes de cortar os alimentos.

Quando se deve amolar facas

Para que a faca não perca o corte tão rápido, o ideal é que ela seja utilizada sobre uma tábua de madeira. Mas, como saber quando a faca deve ser amolada? Basta verificar se o fio reflete luz. Se houver reflexos, significa que ela precisa ser afiada!

Enfim, cozinhar é um ato que requer muita atenção. E, para que as coisas aconteçam como planejamos, é necessário que pequenos cuidados sejam levados em consideração.

Compartilhe em suas redes sociais e comente abaixo!