Decoração com plantas: descubra como não errar!
As plantas têm o poder de deixar nossas casas mais bonitas e cheias de vida. Em virtude da correria do dia a dia, poucos de nós temos coragem e tempo para adotar uma plantinha. Será que ela vai precisar de muita água? Terei tempo de cuidar dela? Essas são dúvidas que persistem em nossas mentes quando o assunto vem à tona.
O fato é que você pode ter um ambiente com mais verde e vida em sua casa. Fazendo a escolha certa e seguindo as dicas que nós vamos dar, não há como você errar.
Quer saber como? Acompanhe as dicas a seguir:
1. Escolha plantas que não precisem de tantos cuidados
Algumas espécies de plantas não exigem tantos cuidados. O cacto só deve ser regado quando a terra onde ele está plantado estiver seca. No inverno, esse tipo de planta entra em repouso e não necessita receber água. O antúrio precisa receber um pouco de água três vezes por semana, necessitando estar em um local bem iluminado, porém longe do sol forte.
Begônias cor-de-rosa e vermelhas são resistentes, além de serem ideais para lugares pequenos. Assim como o antúrio, as begônias precisam ficar em um local com boa iluminação, mas não diretamente no sol. As begônias precisam ser regadas duas a três vezes por semana.
As suculentas gostam de sol e podem receber bastante luz do astro, sendo perfeitas para janelas e jardins. Quando estiver calor, as suculentas precisam ser regadas uma vez por semana. Nas estações mais frias, esse cuidado passa a ser a cada três semanas.
A hortênsia sobrevive em locais com baixa luminosidade, sendo ideal para apartamentos. Regue-a duas vezes por semana e coloque-a em um ambiente que seja mais fresco, não muito abafado.
Por fim, temos a espada-de-são-jorge. De origem africana, essa planta sobrevive bem a poucas irrigações. Ela também suporta frio intenso. Deixe-a em um ambiente com bastante luminosidade e regue dia sim, dia não. Apenas evite que o seu solo fique completamente seco.
2. Combine as plantas com materiais inusitados
Se quiser dar um toque extra de criatividade na sua decoração com plantas, aposte na utilização de materiais inusitados para colocar no lugar dos vasos. Antes de descartar um material, pense se ele pode ser útil no seu novo projeto de decoração: botas, garrafas, latas decorativas e outros mais.
3. Crie uma atmosfera em conjunto com as plantas
O ambiente que vai receber a decoração com plantas pode ganhar ainda uma atmosfera mais rica e em sintonia com essa nova proposta. Se as plantas vão ficar em uma varanda, aposte em móveis mais rústicos e luminárias. Quando elas estiverem concentradas em um canto de sua casa, como em um jardim, opte por uma iluminação especial que pode ser feita com pontos de luz ou abajures produzidos com materiais rústicos como madeira e barro.
4. Coloque-as em um jardim suspenso
Quem disse que as plantas precisam ficar somente em locais como sacadas, beirais, balcões ou em cima de algum móvel? Os vasos suspensos são muito charmosos, podendo ser pendurados diretamente no teto de sua casa. Você pode escolher um cantinho para pendurá-los. Coloque cada um a uma altura diferente para criar um visual único.
5. Explore as paredes de sua casa
Tem uma parede na sua casa que você gostaria de pintá-la para que ela ganhe mais vida? Esqueça a tinta e opte por um jardim vertical. Esse tipo de jardim fica perfeito em casas e apartamentos pequenos. O fundo pode ser de madeira de demolição, pintado e lixado para que fique com uma textura bonita. Pendure os vasos por meio de ganchos, montando a decoração da forma que preferir. Aposte em tamanhos e cores diferentes, ou crie um visual padronizado de acordo com a sua preferência.
Com as cinco dicas de decoração com plantas citadas acima, você vai poder colocar mais verde em sua casa e ter um ambiente com temperatura mais agradável e de acordo com o seu estilo de vida.
Gostou? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e marque os seus amigos que desejam ter suas casas com um toque a mais de verde.