Conheça as regras de etiqueta à mesa!

As regras de etiqueta à mesa são muito mais do que um conjunto de normas; elas também estão diretamente relacionadas à sua imagem ao sentar-se com outras pessoas. Em ocasiões formais ou encontros profissionais elas são essenciais e assim, é sempre bom ficar por dentro sobre a melhor maneira de se portar, não é mesmo?

Separamos aqui 6 dessas regras que vão te ajudar nesse sentido — atitudes simples mas que causam uma grande diferença. Acompanhe!

1. Não apoie os cotovelos sobre a mesa

Por mais confortável que a ação de apoiar os cotovelos sobre a mesa seja, ela é extremamente deselegante, principalmente se há uma pessoa sentada ao seu lado.

O ideal é seguir a dica do “sempre, às vezes, nunca”. O “sempre” representa o apoio dos punhos sobre a mesa; o “às vezes”, quando se apoia os antebraços; o “nunca” para os cotovelos. Assim, você não esquece e não comete essa gafe!

2. Utilize o guardanapo corretamente

Os guardanapos estão ali para serem usados e ainda melhor é quando são usados corretamente. Se o item é de papel, deve ficar sobre a mesa e dobrado, já se for de pano, sobre o colo.

Além disso, eles devem ser utilizados para limpar os lábios sempre que os mesmos estiverem sujos ou antes de cada gole na bebida — dessa forma você não marca os copos e taças com resíduos da refeição.

3. Use os talheres de maneira adequada

Quando o assunto é talher, são muitas dicas, assim separamos algumas principais abaixo:

  • manuseie os talheres com os dedos e nunca os segure na palma da mão;
  • a faca deve ser usada apenas para o corte e não para “empurrar” a comida para o garfo;
  • corte os alimentos à medida que for comendo;
  • não apoie os talheres na mesa após o início da refeição, deixe-os descansar na borda do prato;
  • se há mais de um tipo de talher, comece de fora pra dentro;
  • enrole massas usando garfo e colher e jamais corte-as com a faca;
  • use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita.

4. Tenha uma boa postura

Outro ponto extremamente deselegante é sentar-se à mesa com uma postura totalmente incorreta. O ideal é que você se sente de maneira ereta e próximo à mesa (porém nunca colado).

Além disso, evite se esparramar na cadeira ou se debruçar sobre a mesa, independentemente se a refeição já está sendo servida ou não. Lembre-se da rima, sentar-se ereto é sempre correto.

5. Beba com moderação

Além de uma medida de segurança, beber com moderação é também uma das regras de etiqueta. Ao beber vinhos, champanhes ou outras bebidas alcoólicas, nunca encha a taça ou copo.

O ideal é que as bebidas fiquem até a metade do recipiente, assim você não causa uma má impressão, não deixa sua bebida esquentar e evita possíveis transtornos causados pelo excesso de sua ingestão.

6. Não palite os dentes

Dependendo da refeição servida, não tem como não ficar com algum resíduo de alimento entre os dentes, mas pior do que isso é tentar tirá-los com o auxílio de um palito de dentes.

Nessas ocasiões, peça licença e dirija-se ao banheiro para remover o que está incomodando, afinal, você também não vai querer conversar com as pessoas com o dente todo sujo, não é verdade?

São inúmeras regras de etiqueta e tentar adotá-las em seu dia a dia faz delas um hábito. Assim quando você for convidado para aquele jantar especial ou receber convidados em casa, não terá que se preocupar.

Esperamos que esse artigo lhe seja útil. Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, assim eles também ficam por dentro do que é permitido na mesa e o que não é!