Erros na organização do jantar que você deve evitar

Quem gosta de receber os amigos em casa ou surpreender a pessoa amada sempre prepara um bom jantar, afinal, não existe refeição mais charmosa e elegante do que essa, não é mesmo? Mas para que a noite seja um sucesso, é bom conhecer e evitar os principais erros de organização do jantar que muita gente costuma cometer.

Neste post, revelamos quais são essas falhas e damos dicas para que você possa evitá-las. Acompanhe!

Não preparar a mesa

Uma mesa posta com capricho exige mais do que uma bela toalha. Aliás, você pode substituí-la por um jogo americano, que além de moderno, ajuda a marcar os assentos e ainda torna a limpeza prática.

Para montar uma linda mesa, também é preciso usar alguns itens essenciais de decoração, começando é claro, pelo jogo de pratos. Verifique se sua louça está em um bom estado de conservação. Depois, complete com guardanapos, talheres, copos ou taças de vidro.

Dependendo do tipo de jantar, incremente a decoração com outros elementos, como flores, centro de mesa, velas ou frutas. Todo esse capricho vai te ajudar a receber bem os convidados. Eles se sentirão à vontade e bem recepcionados.

Desconhecer o gosto dos convidados

Nos dias de hoje, não é difícil encontrar pessoas que tenham algum tipo de intolerância ou alergia alimentar. Por isso, todo bom anfitrião deve ficar por dentro do gosto dos convidados ou, pelo menos, checar se algum deles segue alguma dieta restrita.

Servir comidas exóticas também não é uma boa ideia, especialmente se você não conhece bem seus companheiros de mesa. Uma boa saída é compartilhar com eles a sugestão do cardápio do dia. Essa é uma atitude prática e mostra que seu objetivo é agradar a todos.

Negligenciar o conforto das pessoas

De que vale uma boa comida, uma mesa linda e uma bela decoração se a sala de jantar não oferece um clima propício para tal ocasião? E nesse caso, podemos falar em clima literalmente: se o dia está quente, garanta o conforto térmico dos convidados.

E mais: se o volume da música ambiente ultrapassa o aceitável — a ponto de impedir uma simples conversa —, não deixe de ajustar o aparelho de som. Esses e outros erros podem estragar qualquer noite.

Não ser um bom anfitrião

Uma das maiores reclamações dos convidados de um jantar está relacionada à ausência do anfitrião. Sabemos que o responsável pela refeição faz o possível — e o impossível — para que tudo saia conforme o planejado. Contudo, a correria, a ansiedade e, principalmente, sua ausência à mesa, podem arruinar os planos da noite.

Sendo assim, certifique-se de planejar todas as questões com antecedência. Se possível, antecipe possíveis necessidades — como a chegada de um convidado extra ou de crianças. Caso surja um imprevisto, não perca o bom humor.

Agora que você já conhece os principais erros na organização do jantar e as orientações para evitá-los, esperamos que a sua próxima celebração à mesa seja perfeita e inesquecível.

E se você gostou dessas dicas e acha que seus amigos também vão curti-las, não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais!