5 dicas para misturar estampas na decoração

A decoração é bastante versátil e muda a cada temporada, lançando tendências que estarão nas casas nos próximos meses. São móveis, cores, acessórios decorativos, entre outros. Uma dessas novidades tem chamado muita atenção, principalmente pela ousadia e pelo toque de personalidade que ela pode dar a um ambiente: misturar estampas.

Muitas pessoas ainda torcem o nariz para esse mix. Mas você sabia que é possível deixar a casa lindíssima e incrementar a decoração com esse recurso? Saiba como, acompanhando as dicas a seguir!

1. Faça a associação de tons

O primeiro passo antes de escolher os objetos estampados é criar algum tipo de associação inicial entre as cores que serão utilizadas. Isso não quer dizer que você precisará só de tons da mesma família, até mesmo porque eles podem não combinar, mas é importante que as cores se complementem, ou seja, conversem e deixem o ambiente harmonizado.

Por isso, se o seu estilo for mais clássico, procure cores mais sóbrias, como preto, branco, cinza. Existe, também, a possibilidade de fazer do espaço uma explosão de cores, mas, para isso, você precisará da dica a seguir.

2. Estabeleça um estilo e elo entre as padronagens

Algo muito importante antes de misturar estampas é definir um estilo para a decoração. Alguns são muito marcantes, como o pop e o geométrico. Logo, é preciso optar por um deles para que o ambiente não fique confuso e acabe se tornando brega.

Por exemplo, se você decidiu que a decoração do quarto será no estilo romântico, procure associar as estampas florais a outras também delicadas, como listras em tons pastéis. Motivos mais delicados como borboletas e pequenos pássaros também são boas opções.

3. Tenha cuidado com as padronagens chamativas

Você pode gostar de cores marcantes e estampas extravagantes, mas é bom ter cuidado antes de decorar o espaço para não cansar. Misturar listras com tribal de cores fortes e liberty floral pode até causar uma confusão visual.

Lembre-se mais uma vez: o menos é mais. E, nesse caso, é importante que as estampas conversem por algum motivo. Pode ser por uma cor em comum, como falaremos mais adiante, pela temática, desenhos geométricos ou outros.

4. Escolha uma cor base para misturar estampas

Quer criar uma harmonia no ambiente, mas sem deixar as estampas de lado? Escolha uma cor base e trabalhe as estampas todas em cima dela. Por exemplo, o azul pode vir nas listras, desenhos geométricos e floral no mesmo espaço.

O que formará o elo que dará a beleza e os combinará é a cor mestra. Isso não quer dizer que você não possa apostar em outros tons, mas é preciso ter cuidado para não tirar o foco da nuance principal.

5. Varie o tamanho das estampas

Nesse caso, vale lançar mão de uma regrinha básica (60-30-10). Como será praticamente impossível encontrar elementos com a mesma padronagem, procure variar os tamanhos das estampas. Misture elementos maiores e menores.

Na regrinha 60-30-10, 60% dos elementos estampados precisam ter exatamente a mesma estampa e os 30% e 10% precisam seguir a mesma regra. Assim, com a ajuda das outras dicas, fica mais fácil harmonizar o ambiente como um todo.

Misturar estampas é possível, além de ser um ótimo truque de decoração. Ao usar as nossas dicas acreditamos que você conseguirá deixar a sua casa mais bonita do que nunca, dando-lhe uma identidade única.

Gostou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre misturar estampas? Deixe o seu comentário e participe!