Aprenda como cuidar corretamente dos seus animais de estimação

Ter um ou mais pets em casa é, sem dúvidas, o sonho de muita gente. Afinal, além de alegrarem o seu dia a dia, eles são os melhores e mais fiéis companheiros que você pode ter. Contudo, saber como cuidar do animal de estimação é indispensável para garantir o bem-estar, a saúde e a longevidade dele.

Como é comum surgirem dúvidas sobre quais cuidados são necessários, especialmente entre aqueles que nunca foram tutores, nós reunimos alguns deles que você precisa saber de antemão antes de adotar um bichinho. Acompanhe!

Cuide da alimentação do seu companheiro de 4 patas

A primeira dica é bastante simples: cuide da alimentação do seu amigão. Isso porque diversos tutores de primeira viagem cometem o equívoco de deixar o animal que têm em casa se alimentar com produtos que devem ser consumidos exclusivamente por pessoas.

Algo que parece bobo e até irrelevante para muita gente, mas que pode causar sérios problemas à saúde dele! A razão disso, é que muitos alimentos, como o café, o chocolate e as bebidas alcoólicas, possuem propriedades tóxicas para o organismo de gatos, cachorros, roedores e afins.

Portanto, é fundamental alimentar o seu fiel companheiro exclusivamente com uma ração de qualidade que seja indicada para a faixa etária, o porte e a raça dele.

Fique atento à higiene do bichinho

Além da alimentação, você não deve se descuidar da higiene do bichinho, especialmente durante o verão quando as temperaturas são mais elevadas.

Banhos semanais ou quinzenais e tosas (quando o animal possui pelagem comprida), por exemplo, são essenciais para evitar nós nos pelos, dermatites e, é claro, o aparecimento de pulgas, carrapatos e outros parasitas.

Fora isso, forneça tapetes higiênicos ou caixas de areia em um espaço separado do comedouro e bebedouro, como a área de serviço, para que ele possa fazer as necessidades dele e não ficar em contato constante com as próprias fezes e urina — o que pode provocar verminoses e outras doenças.

Não deixe de passear com o pet

Outra dica importante para cuidar do animal de estimação é levá-lo para passear com frequência. Isso porque por mais curto que seja o passeio, acredite: ele já será o suficiente para permitir que o pet explore outros locais, sinta novos odores e socialize tanto com outros bichos quanto com pessoas diferentes.

Dessa forma, você ajuda a diminuir o estresse no seu amigo de 4 patas e, de quebra, permite que ele possa se exercitar e liberar a energia acumulada durante o dia — o que é fundamental para evitar que ele fique muito agitado e acabe derrubando ou destruindo itens decorativos em casa, como vasos, estátuas e potiches.

Leve o animal regularmente ao veterinário

Por fim, faça visitas regulares ao veterinário. Esse costume é importante, pois o ajuda a manter sempre em dia o calendário de vacinação do animal. Afinal de contas, quando você se torna tutor de um filhote, o intervalo entre as vacinas costuma ser menor para garantir a imunização dele.

Outro ponto importante, é que essas consultas recorrentes permitem que o médico veterinário possa examinar o bichinho e identificar alguma doença assintomática, realizar check-ups e hemogramas preventivos, indicar quais vermífugos (e a quantidade exata) ele precisa tomar e, inclusive, receitar suplementos vitamínicos caso seja necessário.

Adestre seu pet

Adestrar o seu cachorro, gato ou qualquer outro bichinho de estimação é super importante para o convívio em harmonia junto com a família. O adestramento é uma forma de se comunicar com mais eficiência e desenvolve uma ótima relação entre tutor e animal.

Utilize sempre o método de adestramento positivo, de forma a recompensar o seu cachorro pelo comportamento positivo e jamais castigar pelo que ele erra. Afim de ajudar trouxemos este ebook de como adestrar seu cachorro com adestramento positivo, seguindo os passos do ebook em poucos dias o seu cãozinho estará em condições de executar a maioria dos comandos básicos com perfeição. Confira!

Depois de ler nosso post, você, certamente, aprendeu o que é preciso para cuidar do animal de estimação, fora, é claro, muito amor e carinho, não é mesmo? Portanto, já pode adotá-lo mais consciente e seguro do que é necessário fazer na sua rotina para preservar a saúde e o bem-estar dele!

E se você gostou deste post, já sabe: segue a gente no Facebook e Instagram para outras dicas e sugestões para o seu lar!