Dry Martini: conheça a história e algumas curiosidades desse drink

O Dry Martini é uma verdadeira lenda dos bares e um dos drinks mais antigos ainda em cardápio. Se antes as misturas eram mais raras, a partir da criação desse drink abriu-se as portas para outras receitas.

No artigo de hoje, conheceremos um pouco mais da história do Dry Martini, onde ele surgiu, quais as principais mudanças feitas no drink ao longo da história e como ele se tornou uma bebida tão popular. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra os segredos dessa bebida!

Como e onde surgiu o Dry Martini?

Assim como em muitas invenções, existe uma série de teorias quanto ao surgimento do Dry Martini. A mais propagada é de que ele seria uma variação do drink Martinez (composto por genever holandês, vermute doce, curaçao e toque de laranja), publicado no livro The Modern Bartender, em 1882, nos Estados Unidos.

Outra receita apareceu em 1891, no Bartenders Guide, sendo denominada Marguerite Cocktail (gin e vermute em partes iguais, pitada de laranja, curaçao da mesma fruta e um pedaço da casca dela).

Outras receitas foram sendo desenvolvidas, mas de fato o Dry Martini surgiu em meados de 1900, mais especificamente com esse nome, em 1908. Com toque cada vez mais seco, a receita, que apareceu no livro The World’s Drinks And How To Mix Them, era composta por gin, vermute francês, bitters de laranja, casca de limão e a famosa azeitona.

Quais as principais mudanças feitas no drink ao longo da história?

No tópico anterior falamos um pouco sobre os drinks que deram origem ao Dry Martini tal como conhecemos hoje. O nome foi inserido graças ao lançamento do vermute Martini seco da Martini & Rossi, amplamente divulgado em anúncios de jornais americanos.

No entanto, a variação mais próxima da atual teria sido criada entre 1911 e 1912 pelo bartender do Knickerbocker Hotel, Martini di Arma di Taggia, para o milionário John D. Rockefeller.

A missão dele era fazer um drink extremamente seco e para isso, utilizou duas partes de gin para uma de vermute seco, acompanhada de dois dashes bitter de laranja e finalizado com azeitona e/ou casca de limão. Muitos dizem que o nome, na verdade veio do bartender e não da marca de bebidas.

Com os anos, outras variações foram sendo criadas. Misturas com vodka foram feitas, criando o chamado Vesper Martini, que ficou famoso por ter sido um dos ícones do filme de James Bond. No entanto, o drink de hoje é aclamado por ser feito da seguinte maneira: 75 a 100 ml de gin, três gotas de vermute seco francês, uma azeitona verde e casca de limão siciliano para decorar.

Por que o Dry Martini ficou tão famoso?

Um dos responsáveis por imortalizar o drink foi o filme de James Bond, 007, na década de 1950. No entanto, essa moda foi bem aceita também devido à receita simples e ao modo de preparo rápido da bebida, sem perder o toque sofisticado.

Como é de fácil execução e foi amplamente divulgado, mais e mais bares adotaram um cardápio com a bebida, o que a tornou famosa tal como vemos hoje.

O fato é que mudanças veem sendo criadas a todo o momento, mas fazer um Dry Martini não é difícil, como você pôde ver no artigo. É por esse motivo que ele foi tão bem aceito por bares e colocado em cardápios de todo o mundo.

Agora que você já conhece os segredos desse drink, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!