Aprenda como usar capachos personalizados na decoração

Atualmente, a utilização dos capachos personalizados vai muito além da decoração de uma casa. Compostos, normalmente, de um material mais resistente, eles são capazes de oferecer boas-vindas aos seus amigos e familiares convidados, além de demonstrar, logo na entrada do lar, um pouco da sua personalidade.

Com base nisso, resolvemos fornecer um miniguia contendo as principais informações sobre o capacho!

Veremos qual é o seu conceito, qual é a sua diferença em relação ao tapete e quais são os principais tipos que existem. Além disso, vamos mostrar incríveis dicas para que você escolha a melhor peça para a sua casa. Ficou curioso? Então continue lendo!

Afinal, o que são os capachos personalizados?

Geralmente utilizados em entradas de casas ou apartamentos, os capachos são espécies de tapetes menores, feitos de materiais mais resistentes.

Apesar de a sua função principal ser absorver grande parte das sujeirinhas e resíduos dos sapatos ao se entrar no cômodo, seus modelos personalizados são capazes de demonstrar um pouquinho da sua personalidade e do seu estilo logo na entrada do seu lar.

Eles também deixam o ambiente aconchegante, convidativo e mais seguro, já que minimizam incidentes provocados pelo piso molhado ou pela umidade da sola dos calçados, por exemplo.

Qual é a sua diferença em relação aos tapetes?

Tradicionalmente, os tapetes são peças maiores e de um tecido mais macio. Eles são utilizados em ambientes internos da casa, como sala de estar, quarto e cozinha.

Já os capachos, como mencionamos, são opções menores e mais resistentes. São usados na área externa do ambiente, ou seja, bem no espaço antes de entrar para o cômodo.

Quais são os principais tipos?

Hoje, é possível encontrar capachos de diferentes tamanhos e materiais. Alguns dos principais são:

  • capachos naturais: feitos com fibra natural (como fibra de coco, sisal e juta), têm alta durabilidade, resistência e capacidade de aderir aos resíduos das solas de sapatos com facilidade;
  • capachos de metal: com um tempo maior de vida útil e uma resistência superior ao atrito, à abrasão e às manchas, são ideais para ambientes com um elevado fluxo de pessoas;
  • capachos de tecido: como poliéster, nylon e polipropileno, de fácil manutenção e lavagem (ideais para serem utilizados frequentemente).

Como escolher o melhor modelo para a casa?

Como dissemos, existem diferentes modelos de capachos no mercado. No entanto, é importante ficar atento em alguns detalhes para garantir que a melhor escolha seja feita para a sua casa. Confira as nossas dicas!

Pense na identidade visual do espaço

Um ponto fundamental é combinar as cores e as estampas da peça com a área interna da sua casa.

Se o estilo do ambiente for mais clássico, por exemplo, prefira cores mais neutras (como bege, preto, cinza e marrom) ou estampas mais sóbrias. Frases personalizadas como “bem-vindo”, “minha casa é a sua casa”, “be happy” e “welcome” são boas opções.

Já para ambientes mais descontraídos, é válido investir em cores e estampas diferenciadas e frases divertidas. “Trouxe cerveja?”, “welcome to my cafofo”, “ah não, você de novo?” e “não pise na grama”, por exemplo, são sugestões supercriativas.

Escolha um formato adequado

Também é possível encontrar capachos redondos, retangulares e quadrados. Nesse caso, a escolha deve ser feita de acordo com o seu intuito e o estilo decorativo do ambiente.

Modelos quadrados e retangulares, por exemplo, são mais clássicos e seguem um padrão decorativo. Já os modelos redondos são mais inovadores e, com criatividade, podem ser usados sem parcimônia.

Analise o tamanho do item

Outro detalhe importantíssimo é o tamanho da peça escolhida. O ideal é que ela seja personalizada e combine com a largura da porta de sua residência.

Portas mais largas, por exemplo, ficam melhores com modelos que se assemelham a uma longa passadeira. Já em relação às tradicionais, você pode brincar mais com o formato — desde que o item fique harmonioso com a entrada.

Pronto! Agora que você já sabe o que são os capachos personalizados, qual é a sua função, os principais tipos e ainda como usá-los na decoração da sua casa, aproveite as nossas informações e adquira já o seu modelo preferido.

E, se gostou do nosso post, confira também nossos outros posts e compartilhe nas redes sociais!